InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 [Torre de Karin] Todos os motivos por Dragonball ser o que é…

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: [Torre de Karin] Todos os motivos por Dragonball ser o que é…   Ter Jul 29, 2008 1:41 am

Por: Leandro A. Ferreira

Muita gente me pergunta o que me faz gostar tanto de Dragonball? Difícil responder para quem não conhece a série, ou mesmo para quem conhece pouco sobre ela, sendo assim, vou tentar listar aqui os pontos que julgo serem genias e que faz dela a melhor de todas.

Para começar somos apresentados ao estranho garoto Son Goku. Ele que vivia sozinho nas montanhas com uma força sobrehumana já seria motivo suficiente para toda a trama da série, porém, junto à ele conhecemos logo as Esferas do Dragão, objetos que podiam realizar qualquer desejo. A partir daí acompanhamos a vida de Son Goku e tudo que aconteceu com ele, desde seu nascimento até sua “morte”. Esse seria o primeiro motivo, uma série que mostra TODA a vida de seu protagonista, tudo que o levou a ser como o conhecemos. Além disso, quando finalmente acostumamos com sua força e sua personalidade e perdemos a vontade de saber sobre sua origem, ficamos sabendo que ele na verdade era de uma raça alienígena encarregada de destruir a Terra. Viradas surpreedentes. Outro fator que caminho junto: PASSAGEM DE TEMPO!

A vida é feita de momentos!
Isso é algo que todos precisam ter em mente. Nenhuma situação dura para sempre e Dragonball é uma das poucas séries que mostram isso claramente. Olhe à sua volta, você não vive até hoje com as mesmas pessoas com quem nasceu, principalmente alguns amigos. Poucas pessoas tem a sorte de conseguir manter a maioria dos seus entes queridos perto de si. Goku cresceu com Kuririn, Yamcha e Bulma, mas com o passar do tempo, alguns desses amigos foram ficando mais distantes e por outro lado novos vieram! Assim é a vida de verdade! Uns vão e depois outros chegam! Que entediante seria a série como tantas outras se ficasse para sempre com os mesmos personagens em destaque. A vida passa, as pessoas mudam, seus interesses e nós mudamos juntos.

Amores não correspondidos e famílias que surgem quando não se espera.
Yamcha precisou esquecer o que sentia por Bulma quando ela apareceu com o filho de Vegeta, exatamente como disse antes, o tempo passa e o interesse das pessoas muda. Isso, obviamente também vale para Vegeta! O Príncipe dos Saiyajins levou MUITO tempo e precisou de muitas situações dramáticas para entender o que é ter uma família e amigos. Quem mais além de Goku e Bulma poderiam mostrar isso à ele? Quem mais além de terráqueos poderiam fazer um puro e cruel Saiyajin perceber o quanto ele também podia se apegar às pessoas e confiar nos outros?

A amizade em Dragonball sempre foi retratada de uma forma verdadeira. Ninguém vive 24 horas como uma “boy band” andando para lá e para cá com seus amigos. As pessoas às vezes ficam muito tempo sem se ver, e nem por isso o sentimentos delas diminui em relação umas às outras. Esse ciclo de companheirismo na série é um dos motivos mais brilhantes e fascinantes em sua história. A bela forma como Goku sempre conseguiu conquistar alguns corações difíceis de se dor aos outros, como Piccolo e Vegeta. Outro fator importante, a lição de que devemos fazer o que sentimos ser o certo sem esperar NADA em troca, apenas com a consicência de termos feito o melhor possível.

O universo gigantesco da série. As transformações dos personagens, seus níveis de poder e todo tipo de discussão que essa riqueza de detalhes pode gerar.
Cada passo importante em seus treinos e todo o caminho que eles percorreram para se tornar os guerreiros poderosos que todos conhecem. É fácil vê-los voando e destruindo planetas, difícil é entender todo o longo treino e os acontecimentos que os possiblitaram realizar tais façanhas. Outro ponto muito válido é que Toriyama nunca se contradiz na narrativa. Desde o princípio temos claro que Goku é o personagem mais poderoso e assim sempre foi! Por mais que em alguns momentos outros o superassem, Kakarotto sempre foi o mais forte. Portanto, quando humanos ficam para trás por seu poder mais baixo, ou mesmo os outros Saiyajins no fim da série, tudo isso é coerente com a idéia principal.

Todos os combates de tirar o fôlego, seja no começo da série em suas lutas mais reais e simples, ou com o passar do tempo com os ataques de KI, transformações e tudo mais. Cada luta nesse universo teve um propóstio, um porquê, uma motivação maior e nos ensinou que muitas vezes é em momentos de desespero que se conhece a verdadeira face de alguém, principalmente quando esse alguém estava alí para defender as pessoas que gostava. Técnicas nunca vistas em outras séries, táticas de combate incríveis, Dragonball é um verdadeiro paraíso para quem sabe apreciar o valor de um combate.

Todos os fillers que gostem ou não, enriqueceram SIM o universo da série com novos personagens, novas raças, novas discussões e ampliou ainda mais as possibilidades de técnicas, combates, situações e amizades ao longo dessa história.
Muitas vezes dando um fim digno de verdade para grandes personagens que acompanhamos desde o seu surgimento, e se não fossem por esses fillers, não veríamos um final merecido para cada um deles.

Todos os momentos cômicos da série que sabiam como retirar a pressão dos ombros de quem assistia em situações tensas. Mr Satan, Goku, Mestre Kame, Yamcha, Kaio-Sama, Dai-Kaioshin e todos os outros que foram protagonistas de momentos que nos faziam rir de uma forma boa e natural. O sorriso que rejuvenesce, que lava a alma, que realmente lhe faz esquecer de seus problemas. A vida não é feita apenas de combate, todos temos nossos momentos de paz e descontração, outro fator que Dragonball representa brilhantemente.

Os adversários que realmente sabiam ser perigosos. Inimigos que não eram simplesmente criados “do nada”, todos carregavam uma imensa bagagem de relações, seja com o protagonista da série ou com os demais personagens envolvidos. Mesmo quando achávamos que um oponente era apenas o mal em pessoa e não havia motivos para ser daquela forma, logo ficávamos perplexos ao descobrir seu passado e o que o levou a ser daquela forma.

A maioria das séries, principalmente animes, colocam os personagens como órfãos pois assim é mais fácil de lidar com seus problemas e criar supostos motivos para suas ações. Dragonball provou o contrário, como uma história se torna mais rica quando as pessoas se apaixonam, casam, tem filhos, vivem juntas. Escrever sobre isso é realmente muito difícil, mas não nesse universo que conhecemos tão bem. A relação de Goku com seu avô, com sua esposa, com seus filhos, com sua neta e com Oob! O carinho de Gohan por Piccolo, por Kuririn, por sua esposa e sua filha. A vontade de Kuririn de se casar até conhecer a Andróide #18 e ter sua filha Maron. Tudo isso prova mais uma vez que Dragonball sabe lidar com a vida de verdade e a forma como ela caminha. E que ninguém, nem mesmo Goku, vive lutando 24 horas por dia como outras séries gostam de mostrar, todos têm seus momentos de paz.

Enfim, esses são alguns dos principais motivos que fazem Dragonball ser o que é… e sabemos que existem muitos outros e cada pessoa que acompanha todos os passos de Goku tem os seus preferidos. Só posso terminar dizendo que Dragonball pode ser a série com mais fantasia que existe, com seus vôos, rajadas de energia e planetas explodindo, mas ao mesmo tempo, é a série mais real por todas as relações que presenciamos na tela e vemos acontecer iguais à nossa volta.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: [Torre de Karin] Todos os motivos por Dragonball ser o que é…   Ter Jul 29, 2008 3:07 am

Só uma palavra...

FODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAA!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: [Torre de Karin] Todos os motivos por Dragonball ser o que é…   Ter Jul 29, 2008 3:55 am

Son Elric falou tudo!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Venenosa
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 375
Data de inscrição : 27/07/2008
Idade : 31
Localização : Agarrando Goku na nuvem voadora

MensagemAssunto: Re: [Torre de Karin] Todos os motivos por Dragonball ser o que é…   Qua Jul 30, 2008 12:17 am

não há dúvida de que o son elrick é brilhante quando escreve.
o texto é realmente tocante...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://swanvenenosa.wordpress.com/
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: [Torre de Karin] Todos os motivos por Dragonball ser o que é…   Sex Ago 08, 2008 4:54 am

Excelente! affraid

parabéns son elric!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: [Torre de Karin] Todos os motivos por Dragonball ser o que é…   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
[Torre de Karin] Todos os motivos por Dragonball ser o que é…
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Hummer - Todos
» Dia do Orgulho NERD!!! Parabéns a todos!!!
» [DISCUSSÃO] Motivos pra ver um dorama!
» Dúvida sobre vitrines
» Ferrari 430 Spider

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Evolution Fics :: Animês e Mangás :: Animes e Mangás :: DRAGONBALL-
Ir para: